The LADO Group - Latino Muslims

In the name of Allah SWT

home·
about·
mission·
newsletter·
profiles·
photos·
links·
library·
contact us·

 
 

Islamic Resources for Beginners

The Holy Qur'an
Islamic Resources for Beginners
Additional Islamic Resources
Various Articles
Downloads

For English | For Spanish | For Portuguese

Portuguese

O que é a "Sunnah" do Profeta Muhamad (SAWS)?

Texto de Maria C. Moreira & Márcia Vianna Gaspar

A “Sunnah”, segunda fonte religiosa do Islam, é constituída de vários “hadiths”, que são os ditos ou feitos do profeta Muhamad (SAWS), transmitidos oralmente e compilados muito tempo depois de sua morte.

Devido a esta compilação tardia, os estudiosos muçulmanos instituíram critérios de verificação de sua autenticidade, classificando-os em hadith forte ou sólido, bom, fraco e falso.

Esta classificação vem da análise da cadeia de transmissores individuais. Leva-se em conta a capacidade de discernimento, responsabilidade e honestidade de cada transmissor.

Existe ainda um método simples e prático para determinação da autenticidade de um hadith: o hadith é acima de tudo uma explicação do Alcorão, prevalecendo portanto este sobre o primeiro. Os hadiths tratam dos detalhes enquanto o Alcorão trata dos princípios da Lei Islâmica, o que implica que os detalhes só são válidos, se estiverem de acordo com os princípios básicos.

As tradições do profeta tem a sua autenticidade questionada por alguns historiadores na sua globalidade, mas esta postura não é compartilhada por todos. Em função dos critérios estabelecidos por estudiosos muçulmanos para a verificação da autenticidade destas tradições, alguns historiadores ocidentais crêem que é possível que uma parcela, ainda que reduzida, seja efetivamente autêntica e que mesmo os hadiths falsos podem ter valor histórico, porque retratam opiniões das primeiras gerações de muçulmanos. Sendo assim, mesmo os hadiths de autenticidade duvidosa, dentro do contexto histórico, não devem ser rejeitados e muito menos a literatura hadith como um todo.

Shahada
 

Printed from www.LatinoDawah.org. All rights reserved when applicable.